Bióloga por formação, "economista" por profissão, Fotógrafa por aspiração e Viajante de coração!! Apaixonada pelas belezas naturais do mundo, programas outdoor e esportes de aventura. Viajante de corpo e alma, não consegue parar de pensar no próximo destino! Acha que o mundo é muito grande para se conhecer em apenas uma vida!
Gente, eu sou suspeita para falar, mas confesso que estou adorando publicar a coluna “Paraíso de Final de Semana” no blog! A cada semana eu tenho a oportunidade de conhecer novos blogueiros, com seus blogs super diferentes e interessantes, sem contar a oportunidade única que é conhecer pequenos Paraísos de Final de Semana espalhados pelo nosso Brasil! :-)
A convidada de hoje é a Selene, do blog Doiapoque a Nova York. (Começa que o nome do blog dela já é super interessante, original e aguça a curiosidade de correr lá para conhecer, né!). Então, a Selene fez nada menos do que um roteiro completo para dois dias inesquecíveis em Campos do Jordão!
Vejam as dicas da Selene e depois me digam se com esse inverninho chegando, não dá uma mega vontade de fugir para Campos do Jordão!!!
O meu paraíso de final de semana, ou para um bate e volta relax, bem pertinho da capital, em um lugar repleto de verde, ar puro e muito charme é Campos do Jordão.
Campos é uma das cidades mais bonitas do interior de São Paulo, um refúgio de montanha, mais especificamente na Serra da Mantiqueira.
É muito conhecido como a “Suíça Brasileira” por sua arquitetura peculiar inspirada pelo estilo europeu e seu clima mais frio que a média brasileira – é o município mais alto do Brasil – a 1628 metros.
De carro – a partir da capital, o principal acesso para Campos do Jordão é a SP-123, que inicia no entroncamento da Rodovia Carvalho Pinto / Ayrton Senna, na altura do km 118 da Rodovia Presidente Dutra.
De ônibus – a única empresa que faz o trajeto é a Pássaro Marrom. Como a cidade é bem compacta, é possível fazer boa parte dos passeios a pé.
O ideal é ir de carro, pois alguns passeios são um pouco mais distantes, mas de qualquer forma a diversão será garantida.
Recomendo a Pousada da Pedra (Rua Alecrim, 53), um chalé suíço super charmoso com café da manhã e chá da tarde com pães quentinhos. No final da noite, aproveite para tomar uma taça de vinho em frente à lareira.
4) Quais atividades você recomenda (se você recomenda apenas deitar e relaxar, tá valendo! Rsrs)
Sábado
O fim de semana perfeito começa com uma visita aos Jardins Amantikir (Rodovia Campos do Jordão (Eugênio Lefreve, 215) – Gavião Gonzaga).
O Parque, idealizado pelo paisagista Walter Vasconcelos, é formado por 22 belíssimos jardins de diferentes partes do mundo como Espanha, França, Suíça, Inglaterra, Escócia, México, Canadá, que se integram a mata nativa das montanhas.
Aproveite para conhecer a Vila de Capivari, o coração e centrinho histórico da cidade.
Quando bater uma fome não deixe de experimentar uma típica “Weisswurst” (linguiça alemã) acompanhada de uma chopp da casa no famoso Baden Bade. A Cervejaria Baden Baden também é aberta a visitações.
Para a sobremesa, tome um chocolate quente especial ou coma uma barrinha de chocolate em uma das muitas lojas de chocolate artesanal da cidade. A minha preferida é a Chocolate Montanhês.
Termine a noite em estilo suíço com um maravilhoso fondue de queijo no restaurante Só Queijo (Av. Macedo Soares, 642, Vila Capivari).
Domingo
Comece seu dia com um pouco de emoção, visitando o Morro do Elefante, um dos pontos mais visitados da cidade.
Pode–se subir até o topo de carro ou de teleférico e a surpresa é a mais bela vista panorâmica da cidade.
Próximo da hora do almoço, visite o Horto Florestal (Av. Pedro Paulo, s/nº) e caminhe nas trilhas entremeadas por araucárias centenárias. Aproveite para fazer um piquenique ou experimente uma truta fresquinha por lá mesmo.
Antes de voltar para casa, dê uma passada na A Fazenda Baronesa von Leithner (Avenida Doutor Fausto Bueno Arruda Camargo, 2815), um verdadeiro deleite para todos os sentidos.
Fundada por uma família austríaca no final da década de 40, é uma mistura de Reserva Ambiental, bosque de frutos vermelhos, Café, Empório e Restaurante.
Caminhe pelos bosques e depois descanse tomando um café especial com vista para a Pedra do Baú.
Campos do Jordão é sem dúvida o inverno mais charmoso do Brasil. E para mim é ainda mais especial, com cheirinho de infância, pois a cidade sempre foi o paraíso de final de semana e de muitas férias de inverno da minha família.
A sensação de paz e calmaria que você levará com você permanecerá por muitas semanas afinal Campos foi e sempre será a “Cidade da Cura” física, por seu ar puro único, e espiritual, com seus bosques de Arauacária inconfundíveis!
Campos do Jordão é linda em todas as estações, mas o período mais charmosos para visitar a cidade é durante o Inverno, entre Julho e Agosto, quando ocorre o Festival de Inverno de Campos do Jordão com apresentações de Orquestras, Ballets e Óperas no Auditório Cláudio Santoro (Avenida Dr. Luis Arrobas Martins, s/nº) e na Concha Acústica da Praça Central.
Muitos “pop up”, bares e lojas, surgem nesse período com novidades e muito movimento – caso do Lounge da Amarula que abre todos os anos com drinks super exóticos!
A Festa das Cerejeiras em Flor também ocorre no mesmo período e é organizada pela colônia japonesa no Parque das Cerejeira (Avenida: Tassaburo Yamaguchi, 2173)!
Gostaram?? Eu amei!!! Clique aqui para entrar no blog Doiapoque a Nova York!
Obrigada pela participação no Olhar de Viajante, Selene. Adorei o seu roteiro super completo de Campos do Jordão e já estou louca para conseguir pelo menos um final de semana em julho para sentir o friozinho, o aconchego e a paz da “cidade da cura física e espiritual”!!!
E você, também tem um Paraíso de Final de Semana? Quer compartilhar suas dicas? Envie um e-mail para laira@olhardeviajante.com.br
Aguardem novos Paraísos de Final de Semana todas as sextas-feiras para inspirar as suas próximas viagens!
Para buscar opções de hospedagem em Campos do Jordão, clique aqui.
[…] Campos do Jordão – Paraíso de Final de Semana […]